terça-feira, 1 de setembro de 2009

A DECISÃO É TUA



A DECISÃO É TUA. Dentro das etapas de nosso amadurecimento humano e espiritual, talvez seja esta uma das frases mais doloridas de ser ouvida. Com certeza, o que existe de mais sagrado para Deus é o respeito à liberdade que ele nos concedeu ao criar o ser humano. Bem canta o Pe. Zezinho: A decisão é tua.... é realmente nossa a cada passo, a cada momento, a cada dia.... O nosso Deus é um Deus que não impõe nunca, mas sempre e apenas propõe.... se existe alguém que silenciosamente respeita o nosso direito de decidir é o nosso Deus. Da nossa parte, temos dificuldade de aceitar isto, e compreendemos o porquê. Por que não queremos ser responsáveis por nossos erros. É muito fácil responsabilizar, ou culpar uma outra pessoa e mesmo a Deus por minhas limitações, fracassos e erros. É muito fácil para nós seres humanos ao nos posicionarmos diante da vida, nos colocarmos na condição de vítimas. Um grande erro. Se existe um terrível vilão na nossa vida, esse vilão sou eu mesmo.... é você mesmo..... Ouvindo uma aula sobre a linha de terapia humanística chamada Logoterapia, ou seja, a Terapia do sentido da vida, o professor dizia: " não importa o que fizeram de mim. Importa o que eu faço com o que fizeram de mim!" Achei essa frase de uma sabedoria tremenda. Não importa qual a situação problema que chegou até mim, e que pode me atingir, minha posição precisa ser de reação, e não de vítima, ou simples resignação, omissão, ou estagnação. Sou o grande protagonista da minha vida.... e preciso assumir isto, pois é o GRANDE DOM DADO POR DEUS A NÓS. SOMOS LIVRES, PORTANTO, USEMOS DESTA LIBERDADE, não para fazer apenas o que nos dá na teia, mas também para filtrar e não permitir o toque ou a manipulação do mal em nossa vida. O Evangelho sempre apela para a fé, a confiança, a decisão pessoal. " Eis que estou a porta e bato.... " eis um grande sinal da deligadeza de Deus. Talvez seja uma boa chave de leitura para compreendermos o silêncio de Deus em nossa vida. O que ele pode fazer é mostrar o caminho e dizer que está " conosco todos os dias até os fins dos tempos..." mas não pode decidir por nós. Esta é uma limitação de Deus. Difícil admitir isso de um Deus todo poderoso, mas é preciso compreender que por amor a nós, e isto implica manter o direito à liberdade que ele nos concedeu mesmo nas situações mais estremas, Ele impõe esse limite a si mesmo, e silencia diante das necessidades de escolhas profundas que devem ser nossas, e não dele. É caminho de sabedoria admitir que é assim... sermos profundamente responsáveis por nós mesmos, sabendo que Deus fará tudo o que lhe compete para descobrirmos a profunda verdade de nós mesmos.... sofrerá nossas dores, como já o fez em Jesus Cristo, mas continuará nos respeitando profundamente em nossas decisões. Sejamos sábios de saber escolher bem, conscientemente a cada momento e... Procuremos perceber o caminho que ele nos aconselha..... e ..... pensemos.... e.... rezemos....









Por não compreender bem isto, muitas pessoas passam a vida não compreendendo também o que é fazer a vontade de Deus. Fazer a vontade de Deus não significa perder a minha vontade, ao contrário, é um reafirmar profundamente a minha vontade, que livremente submeto à vontade de Deus. Se faço a vontade de Deus é porque escolhi fazer a vontade de Deus. Escolhi ser um companheiro de Deus em seus projetos e decisões. Quis unir-me a Ele e ... decidindo-me a comungar do seu Reino, decido a viver como ele propõe.... como ele deseja..... Deus não me obriga a isto, ele nos chama a este estado de Vida.... se aceito, ele me elege como um dos seus, .... desde a criação , este que chamamos de Senhor, de livre e espontânea vontade diz, " - vamos por aqui..... " como bom pastor nos mostra o caminho seguro.... e é necessário nossa concordância. Deus não fará, nunca fará tudo por nós, porque não é justo... é justo ele permitir que façamos nossa parte, pois assim estamos exercendo o nosso eu, e nos afirmamos no nosso potencial, dom dado por ele mesmo. Pessoas que acham que porque têm " fé" devem receber tudo de mão beijada... estão admitindo o seu próprio fracasso e incopetência. Deus não nos quer infantilizados por toda uma vida. A realização humana depende de um crescimento integral, e Deus respeita isto.... e para descobrirmos o sentido mais profundo de todas as coisas, ele, muitas vezes, mesmo contra a sua vonta, nos permite tudo o que optamos. PENSEMOS NISSO.... E REZEMOS.


Pe. Silvio












que tal ver este slide que achei.... nos ajudará muito.

















Um comentário:

  1. Adorei o slaid, através dele pode se refletir um pouco mais sobre a VIDA e sua valorização, sobre DEUS e tudo que ele criou.
    Sua benção, fique com DEUSS......

    ResponderExcluir